Por um casamento blindado.

10488228_663510037058560_4309335946951485388_n

Se você vive em uma casamento que se mantem  pelos filhos, por comodismo, ou por ser conveniente é provável que você pare no segundo paragrafo ,e vá correndo atras de um novo amor. Hoje vou defender o casamento que usa como base o amor, por acreditar que esse é um sentimento indispensável para um casamento blindado.

Recebi um e-mail de uma leitora me contanto a sua historia, de um casamento infeliz mas mantido pelos filhos, o seu maior medo é faze-los passar pelo trauma do divorcio, eu a entendo perfeitamente. Eu e meu marido por vezes quase nos separamos e pelos nossos filhos permanecemos juntos. Somos felizes e nos amamos, logo é possível lutar para manter um relacionamento, mesmo com os conflitos, brigas, desentendimentos e atritos que quem é casado esta careca de saber que existe. É natural isso acontecer, são formas de pensar  diferente, defeitos que precisamos lidar e aceitar, só que isso só é possível quando existe amor, realmente um divorcio é traumático e confuso para a cabeça de uma criança, mas ver brigas constantes, mãe chorando para um lado, pai angustiado  para outro pode ser mais destrutivo do que essa separação. Quando se esta infeliz, você não tem a capacidade de fazer ninguém feliz, logo esse desgosto passa para família inteira, então tem horas que você precisa saber a hora de abandonar o barco. Não se contente com pouco, exija a felicidade extrema, e vá em busca da mesma.

Conheço pessoas que vivem em uma casamento duradouro, que defendem que isso é possível sem amor, e mais, dizem que o mesmo não é necessário,e quem sou eu com meus 4 anos de casada, para discorda de alguém que viveu mais de 25 anos do lado do parceiro. Cada caso é um caso, cada vida é uma vida, cada um cada um, eu até acho que isso é possível desde que as duas partes pensem da mesma forma. Aqui em casa é assim, eu o amo e ele me ama, e esse amor nos ajuda a suporta as diferenças, nos ajuda a compreender, a ser parceiros, a ser amigos, nos ajuda a ser um só, e quando isso acontece nos tratamos bem pois assim gostaríamos de ser tratados.

É o amor que nos faz tirar a toalha molhada da cama e depois conversa sobre como isso incomoda ao invés de sair brigando, é o amor que nos faz consultar o parceiro antes de tomar as decisões e não encarar isso como submissão, é o amor que nos faz entender os motivos do parceiro ao invés de apontar o dedo, é o amor que nos faz lutar para viver juntos,  esse mesmo amor que mantem o respeito, a fidelidade e a satisfação com o mesmo homem/mulher por uma vida inteira, que faz se contentar com um só toque, uma só boca,um só corpo, um só coração. Não sei como casamentos vivem sem o amor, vejo ele como base na construção de uma vida, mas sei que se ele existir em meu casamento por toda vida, morrerei ao lado do meu marido.

Penso também no poder do diálogo, jogos de adivinhações não funcionam em nenhum tipo de relacionamento. As coisas tem que ser ditas claramente, para que seus parceiros não tirem conclusões erradas, diga o que pensa, diga o que sente e assim será ouvida. O pior é se calar e pensar que o parceiro não se preocupa com seus sentimentos quando na verdade ele nem sabe o que esta acontecendo.Acredite, desabafar com uma amiga(o)  ou parente não é a melhor saída,isso porque elas tendem a dar conselhos que nãos e enquadram na sua situação pois elas não sabem da sua vida e o melhor é que continue assim, só quem tem que saber é você e seu conjugue. Desabafar é ótimo, mas não procure a solução do seu problema no conselho de pessoas mal intencionadas.

Um casamento bem sucedido então depende basicamente dessas duas coisas: AMOR e  DIÁLOGO. Não tem nada melhor que uma boa conversa para lavar a roupa suja, sem tom acusatório, sem vontade de vencer, um casamento não é uma copetiçao, entao nao interessa se você esta certo ou errado, o que importa mesmo é a felicidade de ambos. Errar ? Todo mundo erra. Acertar? Todo mundo acerta, mas na vida a dois não existe prêmios para primeiro lugar, e nem premio de consolação,  só existe consenso e é isso que você deve buscar, uma concordância de opiniões e o cultivo do amor para enfrentar essa jornada ❤

3 comentários sobre “Por um casamento blindado.

  1. Adorei o post! Concordo com cada palavra, todo relacionamento deve ser baseado em amor, respeito e compreensão mútua, ou só gera sofrimento para todas as partes envolvidas – principalmente os filhos.
    Indiquei seu blog para responder uma tag, se não gostar da brincadeira, tudo bem, mas acho que é uma maneira divertida de interagir com outros/as blogueiros/as!
    Segue o link: https://perfeitaassimetria.wordpress.com/2015/07/10/tag-complete-a-frase-e-faca-um-amigo/#more-160
    Bjus!

    Curtir

Deixe um comentário