Cadeirinha Para Auto: A segurança deles em nossas mãos.

bebe_conforto_como_escolher_1

Olá mamães!

Como todas já sabem, na madrugada desta ultima quarta-feira (25), faleceu o cantor sertanejo Cristiano Araújo,  e sua namorada, em um acidente de carro; duas pessoas tão novas com a vida arrancada brutalmente. Parece que estavam sem cinto de segurança e que talvez poderiam ter se salvado se estivessem com o mesmo. Movido com o acidente, o deputado federal  Jorge Solla (PT) propõe lei Cristiano Araújo para obrigar detector de cinto,  ( leia a matéria) e reduzir o numero de acidentes desse tipo, que não são poucos. O projeto já existia, mas foi por conta dessa tragedia que comoveu fãs e não fãs, que ele passa a ser visto com mais ênfase. Apesar de obrigatório muitos ignoram o uso do cinto no banco de trás. Tão importante quanto isso é o uso da cadeirinha para auto, essencial para a proteção e segurança dos nossos babys, por isso decidi falar sobre o assunto hoje.

Me respondam sinceramente: Quantas vezes vocês foram para um lugar a 20 minutos de casa (ou até mais) e levaram seus pequenos sem a cadeirinha? Sua preocupação é com a multa ou com a segurança? A cadeirinha esta corretamente instalada, ou apenas serve como disfarce? Eu respondo. Até no banco da frente já levei meus filhos no colo, quando iam na cadeirinha ela não estava presa corretamente e eu sabia, pensava  que um passeio no bairro não era ameaça para meus pequenos, engano meu, porque cerca de 75% dos acidentes ocorrem num raio de 30 Km da residência do motorista. Num acidente, se a criança estiver sem cinto de segurança, ela é arremessada contra o pára-brisa podendo sofrer traumatismo craniano e lesão na medula que causam tetraplegia. É assuntador imaginar isso acontecendo com nossos filhos, e quanto mais me aprofundei no assunto, mais preocupada e atenta fiquei.

Já se foi o tempo em que eu era descuidada e “inocente” nesse assunto, agora meus filhos só adam conforme a lei, só andam de cadeirinha. Vocês vão pensar que isso são dicas para mães de primeira viajem, no entanto eu, mãe de dois filhos, 3 anos de “experiencia” andei um bom tempo com eles de forma irregular e nunca tinha percebido como a cadeira não os protegia de forma alguma. Esses dias meu marido ao tirar para limpa-las notou que o sinto das duas cadeiras não os seguravam, apenas fechavam corretamente dando a entender para quem olhava de longe que estavam seguros, porem por dentro estavam soltos. Que desespero para mim, quantas vezes viajamos com aquelas mesmas cadeirinhas, com aqueles mesmos cintos soltos. Enfim, o que quero dizer é que cuidado nunca é demais, confira sempre se esta tudo de acordo, se a cadeira é ideal para o peso da criança,se esta instalada corretamente, se é aprovada pelo Inmetro e coisas do tipo. Aqui vocês podem conferir  as cadeirinhas recomendada pelo Inmetro.           

A cadeirinha certa por idade\peso:

Na hora de escolher, você tem que levar em consideração não só a idade mas também o peso.

  • Crianças até 1 ano, (13 Kg) devem usar o bebê-conforto, e o mesmo deve ser instalado de costas para o banco da frente;
  • Crianças entre 1 e 4 anos ( 9  á 18 Kg) já devem usar a cadeirinha, essa instalada de frente;
  • Crianças a parti de 4 anos, (18 a 36 Kg) devem usar o booster, para ajuda-los a alcançar o cinto de três pontos;
  • A parti dos 10 anos ( 36 Kg) a criança já pode usar apenas o cinto, mas SEMPRE no banco de traz.

Conversem sempre com seus filhos sobre a importância do uso da cadeirinha e do cinto de segurança, mostre que você também o usa porque é necessário. Lembre-se de que nós moldamos os seres humanos de amanhã 😉 Espero que esse artigo ajudem vocês, Um beijo e até a próxima. ❤

Deixe um comentário

