O que fazer para que eles se alimentem melhor?

download (1)

  Dependendo da criança, quanto mais ela cresce mas rejeição  aos alimentos “saudáveis” elas tem. A hora do almoço/jantar fica cada vez mais longa e cansativa. Usamos de todos os artifícios possíveis para que eles se alimentem bem, e muitas vezes em vão. Ainda passo por isso com meu filho de 3 anos, e não tenho esperança de que isso vai passar tão cedo, pois quanto mais independeria tiverem mais rejeitarão, irão querer comer na hora que bem entenderem, mas não desisto pois sei que é importante e minha responsabilidade cuidar disso.

Pois bem, teve uma época que eu até desisti, e o deixei comer quando bem quisesse, no entanto isso só fazia com que ele se alimenta-se mal (alem de colocar o controle nas mãos de uma criança de 3 anos), decidi então criar uma rotina, ele tem hora para tudo. Nem sempre é exatamente no horário previsto pois depende de vários fatores, porem faço o possível para que suas refeiçoes tenham intervalos de pelo menos 2 horas; sem biscoitinhos, besteirinhas, para aliviar a fome enquanto a comida não fica pronta; esse com certeza é o primeiro passo.

Sabe aquela cara de nojo que eles fazem quando vem o “verde”  no prato? Então, isso não acontece com meus filhos. Eles pegam o brócolis como se foce bolacha e come com as mãos, tem um ou outro alimento que recusam, mas insisto para que experimente varias vezes. Certa vez vi uma matéria em uma revista, que dizia que experimentar o alimento uma vez não é o suficiente para distinguir se eles gostam ou não E quando vejo que não tem jeito, que eles não gostam , paro de pegar no pé, afinal eles tem direito assim como a gente de gostar ou não de certos alimentos, mesmo assim continue oferecendo,se criança tem um dom, é o de tapear os pais rs, se perceberem que você abre certas exceções usaram contra você, então tente preparar de formas diferentes; cozido, cru, ralado, no arroz, picadinho enfim, use a criatividade e ofereça o mesmo alimento por vezes até encontrar o que ele mais gosta.

Crianças se distraem muito mais rápido que os adultos, e isso pode ser um fator para se alimentarem mal, então o ideal é que eles se alimentem sem TV, celular, brinquedo, entre outras distrações. Mas calma, também não seja radical, isso não significa que ele nunca poderá comer fazendo isso, muitas vezes quando visito parentes deixo meu filho comer assistindo no celular, pois fica entediado, não deveria, mas na pratica é muito mais difícil colocar tais dicas em pratica, o importante mesmo é fazer o possível para que as refeiçoes dos seus filhos seja realizadas a mesa e de preferencia com a família toda reunida; isso é terapia, é união, é um momento de confraternização e refletira na vida adulta das crianças. Adolescentes que fazem suas refeiçoes a mesa junto com a família tem menos probabilidade e se envolver com drogas e bebidas.

Na escola do meu filho, os professores e educadores lhe dão a maior independência, ele precisa comer sozinho, come de garfo e faca. Imaginem só que fofura ^.^ no entanto , em casa faz corpo mole, demora pra jantar, mas ele não sai da mesa enquanto não comer. Se eu sei que ele esta com fome e só esta querendo brincar, dou eu mesma a comida e sei que isso não afetara sua autonomia. Não preciso falar que precisamos de PACIÊNCIA não é mesmo? Não encha a colher para que ele coma rápido, aproveite o momento. Sei que vivemos na correria, mas ao menos uma refeição por dia dê se ao luxo de estar com seu filho, perguntar como foi seu dia, conversa, bater um papo, é uma delicia e eles acabam comendo mais rápido.

Outro método que eu uso é os pratos coloridos e bonitos, nada daquela meleca amassada. Vou mostrar algumas fotos do que preparo para meu filho, para você se inspirar. Você não precisa fazer isso sempre, como já havia dito o tempo anda corrido,eu sei, mas se esforce para fazer pelo menos uma vez na semana 😉

10847926_752688324821000_130628524047797607_n 10846087_752816554808177_1594188923479123368_n19022_856666564423175_326899282807698874_n 11141177_856666587756506_6848508855895295504_n

 

 

Bom é isso, espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar e dar sua opinião e curtam a Fan Page do Blog —> AQUI!   Beijinhos ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s