Cotidiano de mãe: Tirando o Peito.

Neste ultimo domingo fomos a casa da minha sogra. Fazemos isso uma vez por mês, é um momento de colocar o papo em dia acompanhado de um bom almoço familiar. As crianças brincam e aproveitam os avós, no entanto, esse domingo foi um pouco diferente, senti que meu filho mais novo de 1 ano e 4 meses estava pouco a vontade, nada de mais,  mesmo assim foi bastante desconfortável, tanto para mim quanto para ele, já que perdi a conta das vezes que ele parava de brincar, para ir dar uma passadinha no meu colo e pedir o “mamá”. É o refugio dele, a proteção,  o ombro amigo, é tudo menos alimentação.

bebe-pedindo-colo-000000000000036D

Eu amo amamentar, sonhei com isso desde a confirmação de gravidez, sonhei tanto que entrei em depressão pós parto pelo fato do meu primeiro filho não querer mamar. Eu não tinha bico de peito, ele era preguiçosos, entre outros fatores que não foram ao nosso favor. As visitas ao aleitamento materno (onde enfermeiras me instruíam, e o ajudavam a mamar) eram diárias, e esse esforço durou 1 mês. Enquanto isso tirava o leite do peito e dava na mamadeira, e passava em psicólogos.Resumindo, foi horrível não poder realizar meu sonho, mesmo assim o amo, e não senti diferença no afeto e no seu desenvolvimento pelo ausência da amamentação,passando o tempo  já não era tão importante amamentar, descobri que ser mãe tem muitos benefícios  e que isso não faria diferença.

amamentacao-cancer-de-mama-prevencao (1)

Engravidei pela segunda vez e nasceu um gordinho esfomeado que não fez questão de apresentação, foi logo procurando o peito. É um momento prazeroso, me sentia unica em sua vida, me sentia indispensável.

Amamentar é  bom demais sô! E se você é mãe vai me entender. Só que chega um determinado momento, em que a amamentação já não tem tanto benefícios pro bebe, como tem para mãe. As pessoas já haviam me dito discretamente, que já estava na hora de tirar ,mas eu me recusava a enxergar e meu M.S.P.F (Marido Super Protetor de Filhos) era contra. Mas  como contei no primeiro parágrafo, vi meu filho perde um dia gostoso para ficar grudado em mim, alem de não se alimentar bem, e não dormi direito, por passar a noite atras da “chupetinha” dele, ele criou uma dependência que talvez atrapalhe o seu desenvolvimento, assim decidi tirar o peito. 😦

a1

Adotei o titulo de mamãe coruja, então não era de se admirar que eu daria o peito até os dois anos, e vou! Mesmo a pediatra dizendo que não tem necessidade, eu vou! A soluçao é reduzir drasticamente a quantidade de mamadas, e para isso programei todo o dia, que ficou mais ou menos assim: mamadas pela manhã, antes do soninho da tarde,e  antes de dormi a noite, entre essas poucas mamadas (acredite era mais de 20 vezes no dia ) tem o almoço, o jantar, as mamadeiras, as frutas e os choros de sofrimento. Parece que esta dando certo, ele sofre menos que eu, disso tenho certeza, não suporto ver seu rostinho de choro, seus olhinhos brilhando pedindo seu mamá, me sinto mal por estar fazendo isso com ele, vou ter que confessar que as vezes eu que o pego no colo e dou o peito sem ele pedir, por isso digo que a necessidade real é minha e não dele. Meu marido acha que estou sendo precoce, “ele é apenas um bebe” argumenta, mas confia nos métodos que eu uso para educar nossos filhos. Foi um teste, talvez eu desisti-se no segundo dia, porem vi como sua alimentação, independência e peso evoluirão, então vou continuar.

As pessoas querem opinar, julgar, ensinar, e não fazem por mal, porem confundem nossas cabeças. Acham que por ter passado por isso antes, sabem mais do que a gente, mas a não ser que elas sejam mãe de nossos filhos não vão saber o que é melhor para eles, portanto mamães amamentem até quando quiserem, parem quando sentir vontade ou necessidade, vocês sabem da vida de seus filhos e do que precisam, por isso são mães. ❤

Anúncios

2 comentários sobre “Cotidiano de mãe: Tirando o Peito.

  1. Meu filho tem um ano e sete meses também tenho uma certa dificuldade de tirado ele do peito ele já vai p escola e tudo como de tudo não gosta de leite a não ser o da mamãe rs mais esta difícil pois as vezes tenho que fazer algo e ele não sai de mim sem cobrar na hora de dormir e a noite toda acordo com dor no corpo todo pelo simples fato de ele passar a noite toda no peito preciso de ajuda

    Curtir

  2. Bom estamos no mesmo Barco rs, e terão pessoas que te dirão que você esta errada em tirar agora, mas você é quem sabe a hora certa. Não sou especialista no assunto a não ser por também ser uma mãe como você que precisa se virar para aprender.
    Eu não acredito que passar algo com gosto ruim no peito seja a melhor saída, chega a ser cruel dependendo do que for. Comece diminuindo as mamadas por no máximo 3 vezes ao dia e logo poderá corta de vez, mas tem de ser determinada, não esqueça. Não tire e pronto, faça uma troca, se ele não pega mamadeira tente dar um suco, danone, mingau (cremogema, meus filhos adoram) em um copo com tampa de furinho, vai ser até bom pular a etapa da mamadeira. Se puder saia de perto quando ele quiser mamar e peça para que outra pessoa dê para ele, ele vai chorar mas se você persistir e entender que isso é melhor para ele logo a fome vai falar mais alto e ele vai aceitar outro alimento. Sobre as noite mal dormidas, comece pela hora de dormi, tente fazer com que ele durma de outra forma se não no peito, segure o sono dele até que ele esteja quase dormindo, fiz isso com meu filho brinquei, brinquei, e brinquei com ele até que não se aguentava de sono, e o deitei e bati na bundinha, balancei, cantei, fiz de um tudo menos dei o peito e ele dormiu. Aos poucos ele vai entendendo que não precisa do peito para voltar a dormi, lembre-se de cobri bem o peito, amarre uma fralda de pano em volta para acabar com cheirinho tentador rs. Se ele chupa chupeta, é melhor ainda, o meu não gosta por isso é mais difícil. Espero que eu tenha ajudado, quando eu tirar totalmente o do meu filho volto a publicar. Um beijo Daniela ❤ Boa sorte.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s