Como disciplinar o nossos filhos?

“Engravidei, o bebê nasceu, aprendi a dar banho, aprendi a dar de mama, ele andou, saiu das fraldas, deixou a mamadeira, e agora a pessoinha se acha dono do mundo, ele pensa que é o rei da casa, chora, faz birra, responde, diz que não, quando deveria obedecer”. Ok, até então era assim que ele conseguia as coisas. Quando bebê ele chorava e você corria, o pegava no colo e tentava descobrir o que causava o choro. Fome,? Dor? Manha? o que  fosse, você o confortava com o seu carinho e afeto, e por que agora seria diferente? O fato é que  até as mãe mais pacientes quando se depara com essa fase se assusta, sera a hora de dar a tal palmada? ou o momento mesmo é dele ficar lá no cantinho pensando no que fez? okjiin     É uma situação bastante complicada, principalmente quando a birra ocorre em publico. Ainda existe os que defendem a palmada e comentam ” Isso é falta de uma boa surra, isso sim”. A verdade é que NÃO adianta, vire e meche minha paciência se vai, e para minha tristeza, e dor dos meus filhos acabo tendo uma atitude agressiva. Calma mamães, não passa de um tapinha, nunca “espanquei” meus meninos, longe de mim, porem um tapa dói, com certeza neles, mas destrói o meu coração e o remorso me consome. E eu adulando ou não eles voltam a fazer a mesma traquinagem que os fez apanhar. E o que dizer então do grito? seu filho(a) esta chorando, gritando se debatendo no chão, a solução mais viável na hora é gritar com ele para mostrar quem manda. Sera? veja bem, olhe a situação de fora, são duas crianças gritando não é mesmo? eles estão em um momento de aprendizado, tentando entender como lidar com a raiva e frustração, Com que direito você vai ensinar que ele(a) não vai conseguir o que quer no grito se quando você perde a paciência faz o mesmo?O melhor é lidar com a situação com calma e seriedade, esperando que eles se acalmem para depois conversa. Parece mais sensato e adulto da nossa parte não acha? Certa vez, meu filho mais velho fez uma arte daquelas de deixar nossos cabelos brancos, quando fui dar a bronca, ele cobriu o rostinho com os braços e fechou os olhos. Meus Deus, meu filho estava com medo de mim, eu que quero ser seu porto seguro, eu que quero esta lá para abraçá-lo em todas as desilusões, eu estava causando MEDO na pessoa que mais quero proteger.   images (2)                  Assim eu busquei outras formas de conseguir o RESPEITO dos meus filhos, e tentei varias. Primeiro passo é nunca,  nunca mesmo ceder as birras do seu filho(a), não importa se estiver em publico ou não, mostre que não é no choro e nos berros que conseguimos as coisas. Segundo passo é que crianças precisam de limites, elas querem limites e vire e meche elas estão testando quais são os delas, então deixe claro isso. Terceiro passo corrija, essa é nossa função por mais dolorosa que seja, corrigir um filho é essencial. Não sou contra o cantinho da disciplina mas não aplico a mesma nos meus filhos, apesar de já tentar, mas se optar por essa correção lembre-se de que isso é para aplicar valores e não para fazer que eles fiquem quetos por um instante. As vezes é mais vantajoso você julgar conforme o caso, por exemplo: Ele(a) risca toda sua parede, é melhor você jogar ele sentado no canto pensando na morte da bezerra, ou te ajudar a limpar a bagunça? na segunda opção ele vai aprender que ele foi responsável pela consequência do seu erro. 670px-Discipline-Toddlers-Step-11   Esse assunto é muito amplo, mas a minha intenção mesmo é dar dicas, e lá vai uma que é a que eu uso com o meu filho, funciona muito bem. Se trata de um painel que fica na geladeira, atitudes positivas da parte dele (estipuladas por você) ganham carinha feliz, a vitória de 7 dessas da o direito de um presente, jamais material, é mais uma bonificação, um passeio em um parque, uma sobremesa favorita, um brincadeira nova. Mas os pequenos tem que tomar cuidado com a carinha triste que são resultado de suas desobediências, não esqueçam de avisá-los quando se comportarem mal que correm o risco de ganharem uma carinha triste, que juntando 7 resulta em ficar sem um brinquedo que gosta, sem fazer uma atividade que ama fazer ou se preferir o cantinho do castigo. Eu fiz o painel no Paint, peguei as imagens no Google, e colei com fita dupla face. Espero que funcionem pra vocês, Beijinhos Mamães e boa noite Sem título

Deixe um comentário

